terça-feira, 9 de março de 2010

Jornalista não briga com fato

Partes do comentário postado pelo jornalista Eduardo Bisotto no blog "meus Pitaco's Blog" no dia 1 de fevereiro de 2010.

Essa pelo menos deveria ser a linha mestra da atuação profissional da humilde "catchiguria" da qual eu faço parte. Por óbvio que muitos dos colegas não seguem esse que deveria ser o nosso mantra. Mas esses não me importam. Porque se não conseguem cumprir com o feijão com arroz da profissão, sequer jornalistas são. Uso este mote para falar da última pesquisa Vox Populi, em que José Serra (PSDB) aparece com 34% e Dilma Rousseff aparece com 27%.

Mas sou jornalista. E jornalista não briga com fato. Reconheço que no Brasil os Institutos de Pesquisa atuam em um mercado que é uma verdadeira zona. Não existem limites éticos. Não existem padrões. Não existe regulação. Os Institutos pintam e bordam a seu bel prazer. Erram uma enormidade e não existe qualquer averiguação pra ver se o erro foi simplesmente um erro ou manipulação. Presidentes de Instituto são presidentes de clube, analistas políticos e fecham contratos com clientes que deveriam auditar (Carlos Augusto Montenegro, presidente do IBOPE, também presidiu o Botafogo, mede audiência das TV's no Brasil mas tem contrato exclusivo com a Globo e quando não tem o que fazer escreve artigos nos jornais garantindo com 10 anos de antecedência quem será o próximo Presidente da República). Ou então se dedicam a análise política, caso de Marcos Coimbra, que escreve para jornais defendendo Aécio Neves (PSDB), atacando José Serra e explicando para a Oposição as maravilhas do Bolsa Compra de Votos da Família. Isso nos EUA seria motivo de piada para qualquer Instituto. Mas essa é a realidade no Brasil.

Teoria da Conspiração não adianta. Bater no Vox não adianta. Acusar manipulação não adianta. É preciso POLÍTICA. Ou então passar mais quatro anos choramingando na oposição. E tentando aprender como faz para retornar ao governo. O PT levou 22 anos para aprender o caminho. Será que a atual oposição precisará de tanto tempo também?


fonte: http://www.meuspitacos.com.br/2010/02/jornalista-nao-briga-com-fato.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário